Estudo “O Trade do Futuro” aponta as peculiaridades de diferentes perfis de clientes e ressalta a relevância dos pontos de venda para a maximização da experiência do consumidor
Soluções como “Store in Store”, promoções e Campanhas “híbridas”, que combinam sorteios finais e recompensas imediatas com prêmios instantâneos ou cashback são cada vez mais destaque no varejo para reter o consumidor. Além disso, ativações “Phygital”, Promopacks e licenciamentos, vistos como uma indústria impulsionada pela paixão ilimitada dos fãs, são parte essencial de estratégias que vem dando resultado. Essas afirmações são da agência Y’ALL, no estudo “O Trade do Futuro”.
Desenvolvida para endereçar as demandas de identificar e prever as tendências de mercado e as mudanças que influenciam o comportamento do consumidor, a pesquisa, que se dedica a traçar o panorama do mercado de trade a partir de 2024, identifica quatro novos tipos de consumidores, cinco tendências de médio e longo prazo.
A publicação destaca, também, a relevância dos pontos de venda como os locais onde a experiência com o consumidor pode assumir sua potência máxima. Confira os principais insights levantados pelo estudo:
Comportamento do novo consumidor
Para identificar as variações e tendências no comportamento do consumidor, a Y’ALL se baseou na pesquisa o “Consumidor do Futuro 2024”, da WGSN. O material tem por objetivo mapear os perfis e sentimentos de consumo que irão nortear o mercado nos próximos anos, e apresenta quatro tipos de consumidores, dos mais racionais e conscientemente responsáveis até os mais desapegados, tecnológicos e que querem aproveitar tudo o que a inovação pode proporcionar.
Reguladores (Controle): Grupo avesso a mudanças, que preza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Prezam pela certeza e conforto. Do ponto de vista das compras, adotou rapidamente o comércio sem contato e as coletas programadas em lojas, estimulando o modelo “click and collect”. Agilidade e praticidade são essenciais para este grupo.
Conectores (Compartilhamento): Menos apegados, determinados a reescrever as regras. Da locação de carros à moradia e guarda-roupa, eles preferem sustentabilidade à novidade. Do ponto de vista de compra, é um grupo que consome coletivamente e investe em serviços de assinatura.
Construtores de memórias (Tempo): Grupo que foca no momento presente. Estão simplificando suas vidas e investindo na abundância do tempo, em vez de viver buscando a perfeição. Para este grupo, envelhecer bem é uma questão de aproveitar a vida do melhor jeito possível. Quando se fala em consumo, os produtos e serviços que vierem voltados à reflexão (estar no momento presente) e à prospecção (pensar no futuro com otimismo), serão prioridade para eles.
Neo-sensorialistas (Otimistas): Abordagem mais equilibrada em relação à internet. Este grupo não é facilmente atraído pelo mundo digital. Apesar de amarem tecnologia, eles não querem enxergar a vida por realidade virtual. O grupo configura o exemplo de um consumidor híbrido, que quer desbloquear recompensas no metaverso para poder usufruir na vida real. Para o consumo, é um grupo propício a cocriações e parcerias, aproximando o digital do físico.
Tendências de médio e longo prazo
Partindo dos perfis identificados, a Y’ALL passou a analisar os comportamentos de consumo e compra com um olhar estratégico para o trade Marketing, com um olhar de futuro e tendência de médio e longo prazo, aperfeiçoados para serem usados como estratégias para gerar engajamento e conversão em diversas categorias.
Tecnologia: com foco em proporcionar a melhor experiência para o consumidor, sendo a propulsora de transformações a nível global, traduzida em avanços e plataformas e outros sistemas que tornam mais acessível e prática a jornada de compra do consumidor.
Exclusividade e Personalização: proporcionar uma experiência diferenciada para atrair e converter o uso de produtos e serviços. Através de propostas inusitadas e criativas, enxerga-se um movimento pelo estímulo à sensação de exclusividade e uso da personalização com edições especiais, relações de parcerias e outras estratégias que estimulam o desejo do consumidor.
Co-Marketing e Cross Selling: refere-se a unir o útil ao agradável, juntar um ou mais produtos que se complementam ou se aprimoram, um compartilhamento de valores, visão ou mercado – alvo entre as marcas com o intuito de expandir o alcance, a exposição e atrair clientes novos ou fidelizar os já existentes.
Educacional no PDV: ensinar os consumidores a aproveitarem o máximo que os produtos ou serviços têm a oferecer. Para ter engajamento e ganhar a fidelidade do consumidor, antes é preciso estimular o conhecimento e agregar a necessidade de forma consciente.
Consciência e Conveniência: busca por experiências, espaços e formatos que contribuam para jornada de compra e facilitem a rotina com o objetivo de priorizar a saúde física e mental dos consumidores.
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