Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta um faturamento de R$ 6,4 bilhões nas compras online para o Dia dos Pais 2022, celebrado este ano no dia 14 de agosto. A previsão é de crescimento de 2,9% em relação a 2021, considerando os 14 dias que antecedem a data. Ainda segundo a entidade, o total de pedidos neste período deve ultrapassar a marca dos R$ 14,2 milhões.
O e-commerce cresceu em média 3% no primeiro semestre deste ano em relação aos primeiros seis meses de 2021, um pouco abaixo dos 5% previstos. A associação atribui parte desse menor crescimento ao aumento dos combustíveis, o que impactou o preço final dos produtos.
A menor oferta de frete grátis também influenciou nos resultados. Uma pesquisa da ABComm aponta que o preço do frete pode impactar em até 90% a decisão de compra de um item nas vendas pela internet.
Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm, explica que, para o Dia dos Pais, a previsão é semelhante ao crescimento geral até agora, já que a diminuição do preço dos combustíveis não vale para o diesel – que é responsável pela maior parte do transporte de produtos.
“As datas comemorativas têm sido importantes para a retomada da economia no pós-pandemia. O comércio eletrônico passa por uma fase de crescimento, impulsionado, principalmente, por campanhas e promoções de datas especiais. A tendência é um leve aumento, porém a situação dos combustíveis sempre afeta diretamente a economia e, por isso, muitas vezes nos deparamos com números abaixo da expectativa. Uma alternativa é que as empresas foquem em estratégias de logística e inovação para manter a competitividade, além de bons valores de fretes para os consumidores”, completa.
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