Pesquisa mostra supermercados como principal ponto de venda do doce para o período
A produção industrial de chocolates, amendoins e balas para a Páscoa de 2024 será 17% maior do que em 2023, com 58 milhões de unidades. De acordo com o presidente executivo da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), Jaime Recena, este cenário reforça o otimismo do setor, sobretudo considerando que em 2023 a produção foi 21% maior do que a Páscoa de 2022.
Pesquisa feita pela Opinion Box sobre o consumo de chocolates na Páscoa 2024, feita em fevereiro, mostra os supermercados como principal local para a compra, com 78%, seguido de longe por lojas de chocolates diversos, com 25%. Além disso, os ovos de Páscoa são os preferidos para quem pretende presentear na Páscoa deste ano (60%), enquanto as barras de chocolate e as caixas de bombom aparecem em segundo e terceiro lugar, com 40% e 37%, respectivamente.
O presidente da Abicab entende que os tradicionais ovos de chocolate são os destaques deste período por ser uma data especial que já está enraizada na cultura do país. “Para garantir que o consumidor tenha a oportunidade de celebrar a Páscoa de acordo com as suas possibilidades, a indústria segue dedicada a criar e promover outros formatos de consumo de chocolate em seu mix. Temos um público heterogêneo com padrões de consumo distintos, o que permite à indústria inovar e promover experiências com diversos formatos para atender a todos de forma democrática”, afirma Recena.
Alternativas ao ovo de Páscoa
Para Luis Pereira, head de marketing & trade marketing da marca Dori Alimentos, que atua nas categorias de pastilhas de chocolate, granulados e compounds, esses produtos são alternativas ao ovo de Páscoa. ”Percebemos um incremento na demanda de granulado e chocolate compound, pois são muito procurados pelo público de ‘transformadores’, isto é, que os usam como ingredientes. Para a Páscoa, temos uma operação de ativação nos pontos de venda através de materiais específicos”, diz.
Jairo Silva, diretor comercial e de marketing do Grupo Asun, a caixa de bombom será a principal opção de presente devido ao menor desembolso para o consumidor. “Buscamos a venda por impulso, principalmente pelas crianças que sempre convencem os pais a levar um chocolate. Mas, nosso foco é oferecer uma cesta completa, desde chocolate para todos os públicos até ingredientes para o almoço de domingo”, completa.
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