Já sabemos que refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado foram os grandes destaques da Black November de 2023, crescendo em volume de vendas 24% e 37%, respectivamente. A novidade é que, segundo um levantamento da Nuvemshop, pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 411,5 milhões no período — o que representou um aumento de 34% em relação a 2022.
Outro estudo da Neotrust reforça os dados apresentados pela Nuvemshop. Isso porque, no período, pequenas e médias empresas cresceram em faturamento 8,8% e 18,2%, respectivamente. Já em número de pedidos as empresas de porte médio subiram 13%, enquanto as pequenas elevaram o tíquete médio em 10,1%.
Categorias de destaque entre as PMEs
Um dos recortes trazidos pela pesquisadora foi o aumento de vendas por categorias. Entre as PMEs analisadas, os destaques foram:
Moda: R$ 146 milhões;
Saúde & Beleza: R$ 33 milhões;
Acessórios: 27 milhões;
Casa & Jardim: 21 milhões.
De 1º a 30 de novembro de 2023, foram vendidos 6,5 milhões de produtos, volume 22% superior ao do ano passado, com um ticket médio de R$246 por pedido.
Vendas por estados
Os estados que mais venderam foram:
São Paulo (R$197 milhões);
Minas Gerais (R$42,5 milhões);
Rio de Janeiro (R$32,5 milhões);
Santa Catarina (R$29 milhões);
e Ceará (R$22,5 milhões).
Pagamentos
Dentre as opções de meios de pagamento utilizados na Black November, cartão de crédito se manteve como o método mais utilizado. Representando metade de todos os pedidos pagos, foi seguido pelo Pix, que representou 40%.
Na análise foram consideradas as vendas realizadas durante todo o mês de novembro da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
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