Segundo pesquisa realizada pelas ASBRAFE, 61% das lojas especializadas em festas tiveram aumento de faturamento na Páscoa deste ano e, 67% esperam aumento de faturamento na Festa Junina
A ASBRAFE - Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos, realiza trimestralmente uma pesquisa intitulada "Boletim Econômico: Qual a confiança dos empresários do setor de artigos para festas", que tem como finalidade avaliar a confiança e expectativas do seu empresariado (varejistas, fabricantes e distribuidores) acerca da economia brasileira e sua própria empresa.
O ano de 2022 encerrou com um sentimento duplo: por um lado, o fim das restrições impostas pela pandemia trouxe um gás adicional ao setor no final do ano (84% das empresas pesquisadas responderam que tiveram aumento do faturamento em relação ao ano anterior). Por outro lado, o cenário político bastante conturbado e as dúvidas que esse cenário causou sobre a atividade gerou uma certa insegurança nos empresários, refletindo-se nos números da pesquisa deste primeiro trimestre de 2023.
A maioria das empresas pesquisadas (58%) teve a percepção que a Economia Brasileira piorou neste início de ano quando comparada com o trimestre anterior. Além disso, não demostraram confiança na economia brasileira para o próximo trimestre, pois apenas 35% estão confiantes ou muito confiantes.
No entanto, quando essas empresas foram questionadas sobre a sua própria situação, apenas 28% responderam que a situação neste 1º trimestre piorou em relação ao trimestre anterior. A grande maioria apontou que a situação geral da empresa continua inalterada (47%) e 24% responderam que houve melhoras.
Apesar dessa desconfiança em relação à economia brasileira, tivemos uma série de boas notícias na leitura dos resultados da pesquisa. Primeiramente, a maioria das empresas respondeu que estão confiantes em relação aos resultados da empresa no próximo trimestre (53%) quanto ao faturamento.
A boa notícia também veio da expectativa de ampliação do faturamento das empresas para este ano: 68% esperam que haja aumento do faturamento, 21% estabilidade e apenas 11% esperam queda em 2023.
Em relação à Páscoa, a pesquisa apontou que houve significativo aumento das vendas em relação ao ano passado pois 61% das empresas responderam que houve ampliação do faturamento. Apenas 13% das empresas entrevistadas apresentam queda em relação ao ano passado.
Os bons resultados verificados na Páscoa sinalizam que deveremos ter também boas vendas nas Festas Juninas: 67% das empresas responderam que esperam ampliação das vendas neste ano.
Os resultados apontados neste trimestre mostram algo que já aconteceu no trimestre passado: os empresários estão reticentes em relação à economia brasileira, mas otimistas com o desempenho das próprias empresas no segmento de festas.
Comments