As vendas no varejo em fevereiro de 2022 medidas pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) cresceram 6,7% em comparação com o mesmo mês de 2021, descontada a inflação. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o índice cresceu 18,9%.
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,2 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
A diminuição de medidas de isolamento para conter a Covid-19 favoreceu setores do comércio neste ano, afirma a Cielo. Além disso, os efeitos de calendário contribuíram para o melhor desempenho do varejo: em fevereiro de 2022 houve menos dias impactados pelo Carnaval, com o feriado realizado em março. Desconsiderando este efeito, o crescimento nominal foi de 17,6% e, descontando efeitos inflacionários, de 5,5%.
“Fevereiro marcou o quarto mês seguido de alta nas vendas. Elas foram beneficiadas pela redução das restrições provocadas pela pandemia e pelo desempenho de determinados setores, como os que compõem o bloco de serviços. Os destaques foram Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a fevereiro do ano passado. A região Norte registrou alta de 15,1%, seguida da região Sul (+7,2%), Sudeste (+5,1%), Centro-Oeste (+4,6%) e Nordeste (+4,1%). Já o índice nominal com ajuste de calendário na comparação com fevereiro de 2021, as vendas na região Norte cresceram 23,7%, seguida da região Sul (+18,2%), Nordeste (+17,1%), Sudeste (+17,1%) e Centro-Oeste (+16,4%).
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