O perfil das buscas realizadas na primeira quinzena de outubro, em e-commerces nacionais, indica que os consumidores já deram início ao monitoramento de preços e à garimpagem das primeiras ofertas de Black Friday de 2022. Segundo dados do Radar Simplex, edição especial Black Friday, que monitora as buscas nos maiores e-commerces com operação no Brasil, há um movimento claro de parcela dos consumidores em inserir o termo ‘Black Friday’ quando realizam pesquisas sobre produtos e serviços.
Segundo o levantamento, o movimento indica que os consumidores já estão de olho nas primeiras ofertas da principal data promocional de vendas dos e-commerces, que ocorre este ano dia 25 de novembro. “Observamos que além de começar pesquisar por produtos com o termo ‘Black Friday’, os consumidores também estão buscando os preços das promoções atuais, para comparar as ofertas dos produtos nos quais têm interesse”, afirma João Lee, sócio fundador da startup Simplex, especializada em aumento de tráfego e conversão de vendas online.
Esse comportamento também indica que o consumidor está cada vez mais atento para detectar e se desviar das falsas promoções. “Os consumidores buscam, de fato, um desconto efetivo nos produtos para concretizar a compra”, pondera.
Destaques
O Radar Simplex monitorou as buscas da primeira quinzena de outubro em quatro categorias (Eletrônicos; Casa, decoração e utilidades domésticas; Moda e calçados e Entretenimento) e relacionou em cada uma dessas categorias os produtos que mais aparecem nas buscas realizadas por consumidores, que também agregaram o termo “Black Friday” ao nome do produto pretendido.
Na categoria Eletrônicos, os produtos campeões apresentados em conjunto com o termo ‘Black Friday’ são os celulares. “A implantação da tecnologia 5G em todo o país tem contribuído muito nesse sentido”, afirma Lee. Em seguida, aparecem os notebooks, Smart TVs, consoles de videogames e e-readers, como o Kindle.
Na categoria Casa, Decoração e Utilidades Domésticas, as buscas de Black Friday são dirigidas primordialmente às geladeiras, seguidas por airfryers, micro-ondas, sofás e guarda-roupas. Em Moda e Calçados, os tênis lideram as buscas desde marcas esportivas até marcas mais casuais, seguidos por bolsas, chinelos, biquinis e sandálias. Por fim, em Entretenimento, os mais buscados foram os canais de streaming como Netflix, Globo Play, Amazon Prime e Disney Plus.
Outros produtos também começam a despontar com maior intensidade nas buscas em conjunto ao termo ‘Black Friday’, como pneus, bebidas (whisky, cerveja e vinho), perfumes, maquiagem, joias, bicicletas, passagens aéreas, pacotes de viagem, cupons para lanches e até fraldas.
E-commerce bem posicionado
Para o sócio fundador da Simplex, as buscas relacionadas ao termo ‘Black Friday’, detectadas na primeira quinzena de outubro, já indicam as principais tendências das promoções deste final de ano. E são um alerta aos e-commerces sobre a importância de estarem bem posicionados nos sites de buscas, se quiserem aproveitar ao máximo a principal data para o e-commerce nacional.
“É importante os sites já lançarem landing pages relativas a esses produtos que destacamos com termos como ‘esquenta Black Friday’, ‘em breve na Black Friday’ ou ‘vem aí a Black Friday’ e demais variações. Isso aumenta as chances de a página estar muito bem ranqueada no auge da temporada da Black Friday, o que é decisivo na concorrência online”, explica.
Ele ressalta que inserções de temas relativos a essa data comercial fazem com que o e-commerce seja considerado, pelos sites de buscas, como relevante para o consumidor interessado nas promoções da Black Friday.
Em 2021, o e-commerce brasileiro obteve faturamento na Black Friday na ordem de R$ 4,2 bilhões, segundo dados NielsenIQ|Ebit. A data já superou as vendas registradas no Natal quando considerados apenas os produtos comercializados via e-commerce. “Para quem atua especificamente no comércio online, a Black Friday já se tornou a data de vendas mais importante do ano. É uma excelente oportunidade de alavancar o faturamento”, pontua Lee.
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