Pesquisa da Fecomércio-DF mostra que 75% dos entrevistados espera alta nas vendas em comparação a 2022. Alta na comercialização deve ser de 22,5% em relação ao ano passado
Se depender da vontade dos lojistas, o Dia das Mães de 2023 promete ser o melhor em cinco anos pesquisados para o comércio do Distrito Federal. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a maioria dos entrevistados (75%) espera vendas maiores em comparação ao mesmo período de 2022, quando o índice chegou a 57%. A expectativa de alta nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado é de 22,5%.
A pesquisa indica uma crescente expectativa por vendas maiores desde 2021 (com 39,5% de expectativa de alta nas vendas), sendo que em 2019 e em 2022 não houve coleta. Dessa forma, este ano é o melhor da série dos últimos cinco anos. Em 2018, o índice ficou em 60,6%. No ano anterior, a Fecomércio-DF registrou expectativa de 39,5% de aumento nas vendas.
Lojistas
Em relação aos preços, 88,8% dos lojistas pretendem manter os valores dos produtos na segunda data mais importante para o comércio do DF, depois do Natal. Outros 10,6% irão aumentar com argumento para a alta do dólar, dos impostos e do repasse de fornecedores. Apenas 0,6% justificam a diminuição de preços, como promoções para alavancar as vendas.
A maioria dos comerciantes (73,3%) planeja utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas e destacar uma vitrine temática — com enfeites e adesivos — (20,11%) e a diversidade de produtos (18.66%) como principais apostas.
Período das compras
De acordo com o levantamento, a maior parte dos consumidores prefere fazer as compras à tarde (61,6%), seguido pela manhã e noite, ambos com 19,2%. Em relação aos dias, sábado (38,2%), sexta (21,2%) e quinta (11,7%) serão os dias mais movimentados durante o feriado.
A Fecomércio informa que os pagamentos no cartão de crédito serão os mais efetuados, com 42,2%. Em seguida, vêm as compras por débito (21,6%) e dinheiro (19,8%), somando 47,8%. Isso significa que quase metade dos consumidores prefere quitar as dívidas de forma imediata. Além disso, 16,5% devem usar o Pix para transferência bancária como forma de pagamento.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 14 e 31 de março deste ano. A abordagem dos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, com a coleta de 531 participantes. Entre os lojistas, foram ouvidas 501 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões da capital federal.
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