top of page

Empresas de confeitaria e candys se reúnem para discutir a expansão dentro do mercado de festas

Encontro foi organizado pela ABCasa e ASBRAFE e trouxe a Natal, Festas & Parques

ABCasa como feira representante da indústria no mercado B2B.



Grandes marcas dos mercados de confeitaria e doces se reuniram em São Paulo no último dia 23/09, quinta-feira, para discutir ações de impulsionamento dessa indústria dentro do mercado de festas brasileiro. O encontro, promovido pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) e ASBRAFE (Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas), teve como foco a adição dos setores de confeitaria e candy na Natal, Festas & Parques ABCasa, feira para lojistas e profissionais de festas que acontece em 2023 na capital paulista.


Essa união dos segmentos de festas e confeitaria é resultado de análises de pesquisas de mercado que apontam a conexão entre essas indústrias. Segundo pesquisa da Consumo Equilibra, o faturamento anual do setor de Confeitaria e Candy no Brasil chegou a R$12 bilhões em 2021. Parte dessa movimentação é alavancada pelo mercado de festas, como mostram os indicadores do Serasa Experian que apontam que as vendas de doces na Páscoa cresceram em 8,9% este ano; além dos dados da pesquisa da Abimap que indicam que as vendas de panetones no natal de 2021 atingiram a marca de R$890 milhões de reais.


A importância do mercado de festas foi o ponto de partida para a agenda do encontro, que trouxe representantes de empresas como Dadinho, Santa Helena Indústria de Alimentos, Rich do Brasil e Riclan . “O setor de festas é o canal que permite a nossa indústria se desenvolver e inovar”, disse Leandro Santis da Harald Chocolates. “É onde podemos ter o contato com o decorador que nos traz ideias e inovação.”


O encontro deu início ao projeto da ABCasa de criar um setor de confeitaria na edição de 2023 da Natal, Festas & Parques ABCasa, feira que atrai 25 mil visitantes por edição, todos profissionais atuantes no setor de festas. Mais de 48% do público são lojistas, que são o grande foco dos fabricantes de doces e chocolates. “A loja especializada para nós é o público mais interessante pois nosso produto demanda uma venda mais técnica e mais demonstrativa” disse Bruno Scarpa, Head da Barry Callebaut. “Ter uma feira única vai ser muito importante pois teremos em um único ambiente variações de setores em que cada lojista vai conseguir buscar produtos diferentes dentro do mesmo evento.”


Em maio de 2022 a ABCasa adquiriu a feira Expo Festas e Parques, principal concorrente no setor. Desde então a Natal, Festas & Parques ABCasa se consolidou como a única feira de decoração de festas, natal e itens para parques do Brasil. “A aquisição aconteceu por uma demanda dos nossos associados e visitantes que se incomodavam em ter que se dividir para estarem em duas feiras” explicou Eduardo Cincianto, presidente da ABCasa. “O setor de festas é um grande motor e impulsionador do segmento de confeitaria e candy. A vantagem que temos de ter uma única feira que reúne tudo do setor de festas é trazer para o lojista a oportunidade de negociar, economizando tempo, dinheiro e passando menos tempo longe de suas lojas”.


Para Antônio Deliza Neto, presidente da ASBRAFE, a aproximação dos setores de confeitaria e festas é um movimento natural por serem dois mercados interligados. “Essa união da ASBRAFE e da ABCasa traz a realização de um sonho antigo que é tentar juntar as oportunidades dentro de dois segmentos tão importantes para que o lojista tenha a facilidade de encontrar novidades e players para ele fazer suas compras em um lugar só, com um custo menor” completou ele.


A próxima Natal, Festas & Parques ABCasa acontecerá de 30 de maio a 03 de junho no Expo Center Norte e, além de confeitaria, trará o setor de Halloween como novidade. A expectativa para a Associação é que a feira se consolide como evento essencial para todos os nichos dentro do setor de festas, atraindo confeiteiros, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

 

Fonte: Assessoria de imprensa e marketing ABCasa

コメント


bottom of page