Segundo pesquisa realizada pela ASBRAFE, a confiança dos empresários de seu setor para o final deste ano (Natal) e o ano seguinte (Páscoa) apresenta considerável melhora no comprado a edições anteriores.
A ASBRAFE - Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos, realiza trimestralmente uma pesquisa intitulada "Boletim Econômico: Qual a confiança dos empresários do setor de artigos para festas", que tem como finalidade avaliar a confiança e expectativas do seu empresariado (varejistas, fabricantes e distribuidores) acerca da economia brasileira e sua própria empresa.
A pesquisa realizada no 3º trimestre de 2022 confirma os resultados das pesquisas anteriores: o setor de festas e eventos está melhorando e ficando cada vez mais confiante tanto em relação as condições futuras da economia brasileira quanto de suas próprias empresas.
O fim das restrições impostas pela pandemia no foi uma grande injeção de ânimo, especialmente no primeiro trimestre. No entanto, a elevação da inflação e a queda dos rendimentos das famílias no 2º trimestre esfriou um pouco as expectativas. O 3º trimestre, no entanto, mostrou uma melhora na percepção da situação da Economia Brasileira e das próprias empresas.
Os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor no 3º trimestre mostraram que 62,5% das empresas consideraram que a situação da economia brasileira melhorou no 3º trimestre em relação ao 2º trimestre (62,5%) e que a condição da própria empresa também melhorou em relação ao trimestre anterior (66%).
A boa notícia é que a expectativa tanto para economia brasileira (87,5%) quanto das empresas (87,5%) para o próximo trimestre é de otimismo.
As questões relacionadas ao faturamento das empresas confirmam o otimismo relatado acima. A expectativa de 93,8% das empresas é de crescimento para 2022 e 84,4% das empresas esperam crescimento do faturamento para 2023.
Em relação a Páscoa deste ano, houve uma melhora em relação a 2021 para 59,4% das empresas.
Para o próximo ano, há uma boa expectativa, pois 75% das empresas esperam crescimento.
Otimismo também para o Natal, com 81,3% das empresas projetando crescimento no faturamento.
O cenário apresentado pela presente pesquisa mostra que o setor está melhorando ao longo do ano de 2022, mais significativo ainda é que as expectativas para o futuro estão muito otimistas em praticamente todas as variáveis avaliadas, especialmente com em relação ao ano de 2023.
Fonte: Pesquisa ASBRAFE: Confiança dos empresários do setor de artigos para festas.
Comments