Expectativa com o Halloween dos empresários do setor das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e outros segmentos avança, mas há uma grande preocupação em relação a Economia Brasileira.
Desde o final do ano passado, os empresários do setor das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e outros segmentos estão muito mais reticentes com a conjuntura da economia do país do que com a situação das suas próprias empresas.
O indicador de confiança do setor iniciou o ano de 2023 levemente otimista, com 51,2 pontos. Houve uma recuperação do otimismo no segundo trimestre (55), mas no terceiro trimestre houve queda e ficou muito próximo da neutralidade (50 pontos), conforme pode ser visto no gráfico 1 logo abaixo.
A percepção é que a situação atual não está boa, mas a expectativa é que haja uma melhora no futuro.
Decompondo-se o índice, percebe-se claramente que a maior contribuição negativa para a evolução do indicador neste trimestre foi a avaliação em relação a situação atual. No terceiro trimestre, o IC_Festas segmentado para situação atual foi de 41,1 enquanto o de expectativas foi de 58,3 conforme resultados apresentados abaixo no gráfico 2.
As empresas estão pessimistas em relação a situação atual, mas otimistas em relação ao futuro. O mesmo não acontece em relação a Economia Brasileira.
Avaliando-se o ICFestas apenas para a dimensão das empresas, percebe-se uma queda significativa da confiança do empresário com o momento atual, chegando a 44,7 pontos, o que denota pessimismo. No entanto, as expectativas para a empresa nos próximos trimestres estão bastante otimistas, pois o indicador aponta um valor de 62,2 pontos. Além disso, esse otimismo em relação a empresa está aumentando ao longo do ano, pois iniciou com 60,1 no 1º trimestre deste ano.
Já para a Economia Brasileira, avaliação dos empresários é bastante ruim, pois o indicador fechou o terceiro trimestre em 34 pontos. Apesar da pesquisa apontar uma certa melhora quando avaliamos o indicador de expectativa (50,3), ainda assim é o resultado é bastante tímido.
Resumindo-se, podemos concluir que os empresários do setor não estão otimistas com a situação atual, especialmente em relação a economia brasileira. Em relação aos próximos períodos, há um certo otimismo, mas muito mais relacionado com a situação das próprias empresas do segmento do que com a evolução da Economia Brasileira.
Indicadores Financeiros das Empresas Pesquisadas
Comments