A oportunidade de participar da NRF 2024, evento que sempre esteve no epicentro das inovações e tendências do varejo mundial, vem sendo algo marcante. Já são dois dias de conteúdos ricos, insights valiosos, provocações e muitas ideias para serem colocadas em prática quando retornar ao Brasil. Cada sessão trouxe uma visão bastante particular de como o varejo mundial ditará o ritmo neste ano e, claro, nos próximos. A longevidade das marcas, inclusive, vem sendo tema em algumas sessões a que assisti.
Levis, HSN e Salesforce
No primeiro dia, uma das apresentações que mais me impressionou foi a de Michelle Gass, CEO da Levis. O modo como ela compartilhou a jornada da empresa centenária de jeans foi verdadeiramente inspirador. Michelle destacou a importância de colocar a Levis de volta ao centro da cultura, conquistando amantes da marca e explorando mercados de crescimento na Ásia, China e Índia. A abordagem para criar um vestiário completo, além da calça jeans, e focar em oportunidades alinhadas ao seu núcleo mostraram uma estratégia sólida e inovadora.
Outro destaque foi a sessão sobre live commerce pela HSN. A ênfase em começar pequeno, criar uma sensação de comunidade e permitir que os apresentadores sejam autênticos ressoou profundamente e me fez refletir que estar ao lado na jornada é um dos grandes diferenciais. A ideia de que lives com menos pessoas vendem mais e a importância de interagir ativamente com o chat durante as transmissões ao vivo são estratégias tangíveis em que os negócios precisam acreditar mais. Isso traz muito da importância do foco no cliente.
As revelações da Salesforce também trouxeram uma perspectiva intrigante. A escala de trilhões de transações, combinada à ênfase na confiança do cliente, destacou a importância de abraçar a colaboração e a inteligência artificial. A visão de uma experiência de compra futurista, na qual as empresas conhecem as necessidades dos clientes antes mesmo de eles as articularem, evoca uma mudança de paradigma que devemos abraçar.
Em meio a todas essas reflexões, das poucas palestras que fiz questão de comentar, fica claro que a NRF 2024 não é apenas um evento, mas uma plataforma transformadora que desafia e inspira. A colaboração, a autenticidade e a capacidade de antecipar as necessidades dos clientes emergiram como os pilares do futuro do varejo. Vejo muito dos assuntos que estão sendo debatidos aqui nos eventos seguintes durante o ano.
Palavras marcantes de Magic Johnson
Não poderia deixar de terminar a minha análise dos primeiros dias de NRF sem falar sobre o privilégio de assistir a um painel incrível com Magic Johnson, uma verdadeira lenda e um dos meus grandes ídolos. Suas palavras poderosas sobre liderança ecoaram profundamente, destacando a essência do sucesso como o cultivo de equipes e a promoção do crescimento coletivo. Magic enfatizou que a liderança vai além do título, capacitando outros a serem líderes e empreendedores. Suas palavras sobre preparar equipes para o futuro, valorizar habilidades e promover o respeito mútuo foram valiosas em diversos sentidos, tanto pessoal quanto profissional, e refletem diretamente princípios fundamentais para o sucesso.
Inspirado pela energia contagiante de Magic Johnson, desejo que esses princípios estimulem suas jornadas, contribuindo para a construção de um futuro vibrante. Trazer e compartilhar tendências é muito do que eu vejo como sucesso: colaboração para que as empresas continuem crescendo. Difundir informações de valor gera riqueza.
Magic nos lembrou: a verdadeira liderança transcende conquistas pessoais, manifestando-se na capacidade de impactar positivamente as vidas ao nosso redor. Preparem-se para decolar rumo ao sucesso!
Fonte: Explorando os horizontes do varejo na NRF 2024: estimule sua jornada em busca de um futuro vibrante - E-Commerce Brasil (ecommercebrasil.com.br)
Comments