top of page

GS Paper divulga dados sobre a Festa Junina e Julina 2019/20 e expectativas para 2021

Uma visão completa do comportamento de consumo no varejo alimentar nesse período para o mês de junho e julho.


ANÁLISE FESTA JUNINA/JULINA 2020 X 2019

O crescimento do faturamento dos fidelizados contribuiu diretamente para o faturamento geral frente à queda do faturamento dos não fidelizados.


ANÁLISE CESTA* FESTA JUNINA/JULINA 2020 X 2019

A cesta apresentou crescimento no faturamento, ticket médio e quantidade de itens no carrinho. Apesar disso, houve diminuição de quantidade de tickets e queda da frequência contabilizada nos fidelizados indicando a redução de ida ao estabelecimento, reflexo da pandemia por Covid 19.


*cesta: achocolatados em pó, amendoins (doce, salgado, crú, etc.), cacau, cachaça, canjica, batata palha, cocada, coco ralado, cravo e canela, curau (pré pronto e de fab. própria), fubá, leite de coco, leite cond., milho verde (enlatados e espiga), paçoca, pé de moleque, pipocas (doce, milho trad. e microondas) e vinhos de mesa.


INDICADORES POR CATEGORIA DA CESTA DA FESTA JUNINA

Os produtos mais procurados da cesta foram: curau, cocada e pé de moleque. Todos esses produtos apresentaram queda de preços indicando possíveis ações promocionais.

Produtos típicos do período festivo, como amendoim, vinhos e milho, entre outros, crescem no volume proporcional da cesta em 2020, a destacar a pipoca, que apresentou um crescimento de 8,11% no biênio.


QUANTIDADE DE PRODUTOS DA CESTA JUNINA POR SEMANA NO TOTAL DO PESO MENSAL

A quantidade de produtos da cesta apareceu no total das compras com variações muito próximas no biênio.


O mês de junho concentra maior volume dos produtos da cesta, bem como a primeira semana de cada mês, já que os produtos acompanham as compras de abastecimento.


As últimas semanas do mês de julho apresentam diminuição no volume dos produtos da cesta com a passagem das datas dos dias dos Santos São João, Santo Antônio e São Pedro.


Junho e julho são os principais meses de vendas de Canjica, Paçoca e Pipoca. Note como a pipoca ganha destaque partir de março com o início da pandemia em 2020.


PERFIL SHOPPERS JUNINOS

Os produtos da cesta da Festa Junina acompanham as compras de abastecimento e de reposição.


O perfil de quem compra os produtos da cesta em sua maioria são mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos. Os compradores caracterizam o perfil geral dos shoppers, sendo casados seguido dos solteiros.


Observa-se uma preferência de compras no final da tarde, no horário das 17 às 19 horas e crescem na sexta-feira e sábado.


Aproveite o período e organize sua gôndola com os produtos da cesta.


Lembre-se que os produtos da cesta acompanham as compras de abastecimento, que geralmente ocorrem na primeira semana de cada mês.


O mês forte da cesta é junho, então aposte em ações promocionais dos produtos típicos do período nas últimas semanas de julho.


Lembre-se de congregar os produtos típicos da Festa Junina aproveitando a saída das bebidas características do inverno, como os vinhos.

 

Fonte: GS Paper - ediação especial Festa Junina

Comments


bottom of page