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IA generativa x consumo: usuário tem interesse na integração

Um estudo do Capgemini Research Institute revela que a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) está cada vez mais inserada no consumo. Segundo o relatório “What Matters to Today’s Consumer”, 71% dos consumidores desejam a integração da IA Generativa em suas experiências de compra. Entre os principais interesses específicos, estão hiperpersonalização e recomendações precisas de produtos.


Fonte: Banco de imagens Canva
Fonte: Banco de imagens Canva

À nível geracional, Geração Z e Millennials lideram essa tendência, abandonando os mecanismos de busca tradicionais em favor de ferramentas de IA. Mais da metade dos consumidores (58%) já utilizam a IA Generativa para encontrar produtos e serviços, um aumento expressivo comparado aos 25% registrados em 2023.


“Os consumidores anseiam por experiências de compra personalizadas, aprimoradas pela IA Generativa. Para se manterem competitivos, os varejistas devem adotar estratégias centradas no consumidor, aproveitando a IA para proporcionar interações excepcionais”, explica Lindsey Mazza, líder global de Varejo da Capgemini.


Ao todo, 12 mil consumidores de 12 países e com mais de 18 anos foram abordados pela Capgemini Research Institute entre outubro e novembro do ano passado. Entre as regiões contempladas, estão América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.


Mais tendências

Além da IA generativa, o levantamento também trouxe outros comportamentos do consumidor. Veja:


Entrega rápida e sustentabilidade em foco


A pesquisa também destaca a crescente demanda por entregas rápidas, com consumidores dispostos a pagar mais por agilidade. A sustentabilidade também é uma preocupação central, embora a maioria ainda resista a pagar mais por produtos eco-friendly.


Influenciadores digitais e redes sociais


Influenciadores de IA e redes sociais como Instagram e TikTok ganham força, impactando as decisões de compra, especialmente da Geração Z.


Anúncios personalizados


Consumidores demonstram preferência por anúncios online personalizados em sites e aplicativos de varejistas, enquanto anúncios em lojas físicas recebem avaliações negativas.


Desafio da fidelização


Apesar dos programas de fidelização, a mudança constante de marcas e varejistas é uma realidade. A busca por experimentação e a falta de personalização são os principais motivos.

 

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