Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 03 e 13 de junho de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de maio de 2024.
O ICFESTAS de maio apresentou recuperação em relação a queda do mês de abril. No mês passado, o índice foi de 50,4, passando para 51,0 no mês de maio. Chamou a atenção o aumento do índice de situação atual, que vinha em trajetória de queda desde janeiro, mas inverteu essa tendência no mês de maio, encerrando o mês com 45,6, ainda no campo do pessimismo, mas um pouco melhor que os 43,3 do mês de abril. Lembrando que esse indicador iniciou 2024 com 48,4.
A melhora da situação atual do ICFESTAS contrasta com a queda das expectativas para os próximos meses. Essa tendência já vem acontecendo desde o início do ano. Em janeiro, o indicador estava bastante elevado acima de 61,4, caindo ao longo do ano até os 56,5 de maio, lembrando que valores acima de 50 pontos ainda podem ser considerado otimismo
Essa tendência de queda das expectativas ao longo do ano está diretamente relacionada às diversas decepções do faturamento esperado e do realizado. Verificamos isso na Páscoa e no Dia das Mães.
Os resultados das variáveis desagregadas que compõem o ICFESTAS trazem uma novidade neste mês, a recuperação parcial da percepção do ambiente econômica brasileiro. Esse indicador iniciou o ano com 41,2 em janeiro, chegando ao menor valor da série em abril (34), crescendo novamente em maio para 37,8. Apesar da melhora, o clima de pessimismo em relação à situação atual da Economia Brasileira ainda é bastante intenso
Por outro lado, analisando-se apenas a situação das empresas pesquisadas, a novidade é que houve uma inversão da tendência de queda, quase chegando no campo do neutro em maio (50,0).
Sobre o ICFestas
A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.
A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.
A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.
Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.
A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.
Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 9ª Edição - Junho/2024
Comments