top of page

ICFestas mantém crescimento no mês de agosto

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 06 e 13 de setembro de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de agosto de 2024.


Fonte: Diário do comércio

A pesquisa realizada entre os associados da ASBAFE em setembro de 2024 apontou que o movimento de melhora das variáveis de confiança e financeira continuam. Esse movimento de recuperação se iniciou em abril e permanece até o mês de agosto, sem sinais de perda de dinamismo.


Essa melhora está diretamente relacionada com os bons resultados do consumo das famílias no segundo trimestre deste ano. Os dados do PIB publicados pelo IBGE mostraram que houve um crescimento acima do esperado da economia, puxado em grande parte pelo setor Serviços/Comércio olhando-se pelo lado da produção e pelo consumo das famílias pelo lado da demanda.


Por outro lado, temos acompanhado elevação significativa dos custos de aquisição de insumos, custos estes que não podem ser repassados integralmente para os preços finais, podendo assim tirar uma parcela da margem de lucro das empresas. As ocorrências climáticas recentes e seus impactos sobre a produção de alimentos podem agravar ainda mais esse quadro.


 Apesar dos pontos de atenção mencionados acima, espera-se que o crescimento do consumo das famílias mantenha-se neste ano de 2024, contribuindo positivamente para os segmentos representados pela ASBRAFE.


Sobre o ICFestas


A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.


A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.


A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.


Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.


A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.

 

Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 12ª Edição - Setembro/2024

Comentarios


bottom of page