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Instagram é a rede social que mais impulsionou vendas em e-commerce em 2024

No primeiro semestre, 89% dos pedidos online originados pelas redes sociais vieram do Instagram



O uso das redes sociais como canal de vendas continua a crescer no país. No primeiro semestre de 2024, quase dois milhões de pedidos nas pequenas e médias empresas online foram direcionados pelas divulgações nas redes sociais, um aumento de aproximadamente 27% em relação ao ano passado. O número (dois milhões) representa 24% de todos os pedidos feitos no semestre (8,4 milhões). Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce que é líder na América Latina.


Em relação à cada plataforma social, o Instagram foi o maior responsável por direcionar as vendas das PMEs online com 89% dos pedidos, o que representa cerca de 1,6 milhão de pedidos. Já o Facebook representou 8,4% dos pedidos; YouTube 1,6%; e TikTok 0,9%.


De acordo com Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop –, empreender no ambiente digital exige uma presença estratégica nas redes sociais. “Essas plataformas influenciam cada vez mais o comportamento de diferentes tipos de consumidor, e o sucesso de um negócio pode depender da capacidade do lojista de se adaptar e aproveitar as oportunidades que existem através dessas mídias”, explica Babi.


Um exemplo de sucesso nas redes sociais é a loja de acessórios Ela Up, que utiliza a Nuvemshop Next, unidade de negócio focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente. De acordo com Luisa Sampaio, fundadora, a loja vendeu 101% a mais no primeiro semestre deste ano em comparação ao ano passado, após investir em anúncios pagos e manter interações diárias com os clientes nas redes sociais. “Além do crescimento que tivemos, a nossa taxa de recompra subiu de 24% para 47%. Nosso engajamento orgânico também melhorou significativamente, o que nos garante picos de vendas mensais durante promoções e lançamentos de novidades”, afirma Luisa.


Para ajudar os lojistas a descobrirem como usar as redes sociais para impulsionar seus negócios, a especialista Babi Tonhela separou algumas dicas. Confira abaixo:


  • Interagir com o público: é importante interagir com o público e sempre responder a dúvidas e perguntas do Instagram e demais redes sociais. A comunicação constante ajuda a construir uma comunidade em torno da marca e aumenta a fidelização dos clientes, já deixar os seguidores sem resposta pode levar à perda deles. Por isso, é necessário reservar algum tempo para dar uma atenção especial a isso.

  • Ficar atento à reputação da marca: a reputação de uma marca é um dos bens mais valiosos para que ela seja bem-vista pelos consumidores. Por isso, é muito importante fazer o monitoramento de tudo o que é falado sobre a empresa na internet. Analisar os comentários feitos e as hashtags utilizadas, procurar por palavras-chave importantes nas redes sociais, olhar comentários de clientes etc.

  • Investir em anúncios: é até possível ter sucesso apenas com postagens orgânicas, mas investir em anúncios pode escalar os resultados e alcançar de forma mais prática os objetivos do negócio. Diversas redes sociais oferecem plataformas de anúncio em suas ferramentas, além de vantagens, como: autonomia para escolher o orçamento, geração de tráfego para outros canais da marca, mensuração de resultados etc.

  • Integrar as redes com uma loja virtual: diversas plataformas têm integrações que permitem sincronizar produtos e criar campanhas nas redes sociais com poucos cliques, como o Instagram. É uma ótima opção para atrair seguidores para o catálogo online da loja e gerar cada vez mais tráfego.

  • Criar estratégias de produção e programar o conteúdo: o conteúdo no Instagram e demais redes sociais é importante para criar e melhorar o relacionamento com os usuários, para isso é necessário criar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais visitantes. Além disso, é preciso saber as datas e horários em que o público está online nas mídias sociais da loja. Dessa forma, é possível aumentar as possibilidades de interação com a publicação, fortalecendo o engajamento.

 

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