Para a data, que coincide com o encerramento das Olimpíadas, a celebração reúne família e TV ligada no evento em Paris
O domingo em que se celebra o Dia dos Pais, em 11 de agosto, coincide com o encerramento das Olimpíadas de Paris. Em meio a essa confluência de eventos e um cenário econômico desafiador, 63% dos brasileiros pretendem gastar até R$ 250 com o presente dos pais. A Hibou, empresa especializada em pesquisa e insights de consumo, conduziu a pesquisa sobre como o brasileiro está se preparando para o próximo domingo.
O estudo mostrou que 45% dos entrevistados irão gastar menos em 2024 em relação aos anos anteriores. Já 23% das pessoas planejam gastar entre R$ 250 e R$ 500 reais e somente 1 em cada 10 brasileiros indicou a intenção de gastar mais de R$ 500.
Uma data comercial ou emocional?
Para 27% da população, a ocasião é puramente uma data de varejo. Diferentemente do Dia das Mães, em que 5% da população não celebra a data, o percentual sobe para 20% em relação ao Dia dos Pais.
No entanto, o lado emocional impacta 24% dos respondentes, que associam o dia a uma “saudade imensa”, e outros 24%, que aproveitam o momento familiar para reconhecer e agradecer o papel dos pais.
Praticidade na hora de presentear
Alimentos e bebidas são considerados boas opções de presente por quase dois terços dos entrevistados (72%), refletindo uma tendência de escolhas mais práticas e utilitárias.
Além disso, 67% das pessoas preferem dar roupas como presente, seguido por calçados (39%) e perfumes (25%). Quando se trata de destinatários dos presentes, 48% planejam presentear seus pais, enquanto 31% pretendem comprar algo para seus maridos. Apenas 7% vão comprar presentes para seus filhos que já são pais.
Churrasco em família
Por outro lado, muitos brasileiros gostam de aproveitar a data para fortalecer os laços familiares. Um almoço em família é considerado essencial por 42% dos entrevistados. A comemoração com churrasco em casa, escolha de 49% dos entrevistados, subiu 10 pontos percentuais em relação ao ano passado.
“A pesquisa deste ano reflete um consumidor mais consciente, que valoriza a conexão familiar. Mesmo com a economia pressionando os orçamentos, os brasileiros continuam a encontrar maneiras de celebrar e honrar os pais, o que é um indicador positivo da resiliência e adaptabilidade das famílias.” diz Ligia Mello, CEO da Hibou.
Domingo com TV ligada
Para grande parte das pessoas (57%), o domingo dos Pais será dia de celebrar com a TV ligada para acompanhar o encerramento das Olimpíadas.
Para acompanhar o último dia dos Jogos Olímpicos, 33% planejam deixar a TV conectada a uma plataforma de streaming, 29% preferem assistir ao canal aberto da Globo. Outros 25% preferem programas de canais fechados.
Kommentare