A próxima Black Friday promete ser, sobretudo, uma vitrine para os influenciadores digitais. Isso porque as personalidades aparecem com força no radar de estratégias de Marketing utilizadas para amplificar campanhas, aprimorar resultados e criar um valioso lastro de lembranças nos clientes.
Prova disso é que 59% dos entrevistados durante um estudo conduzido pela MField em parceria com o Opinion Box ainda se lembram de campanhas com influenciadores realizadas na Black Friday de anos anteriores, com 56% indo às compras após serem impactados por ações personalizadas para a data.
Neste panorama, os formatos de ativação das parcerias têm influência direta na conversão. Do total, 65% dos entrevistados acreditam que eventos com influenciadores geram valor para as marcas, enquanto 34% seguem creators que oferecem descontos exclusivos e dizem que eles ajudam a encontrar as melhores promoções.
Entre os respondentes impactados por ações de influenciadores, 51% relatam maior curiosidade e interesse em conhecer os produtos sugeridos, 44% afirmam ter o desejo de compra despertado, 50% se sentem mais próximos das marcas que investem nesse tipo de ativação, e 39% estão dispostos a participar de eventos de vendas físicos ou online indicados por influenciadores.
O que os consumidores esperam das parcerias de influência
Cabe ressaltar que mesmo a performance de influencers consolidados no mercado digital pode trazer resultados abaixo do esperado quando os conteúdos produzidos são de baixa qualidade. Neste sentido, os entrevistados expressaram preferência por materiais que trazem dicas úteis (40%) em formatos autênticos (33%).
É necessário, também, que os influencers sejam transparentes (32%) e falem com propriedade sobre os produtos e serviços divulgados (23%), utilizando a criatividade para abordar os assuntos de forma única (20%) e privilegiando a interação com os seguidores (19%), quando possível.
Na avaliação de Flávio Santos, CEO e cofundador da MField, o papel dos influenciadores é estabelecer conexões genuínas com suas audiências, potencializando a influência especialmente em datas sazonais. Destaca-se quem consegue utilizar criatividade e autenticidade a seu favor e as marcas já perceberam isso. Por isso ,a Black Friday deste ano será uma das mais fortes em termos de presença digital.
Categorias mais buscadas e formatos mais consumidos
O impacto da influência varia entre diferentes categorias de mercado. A pesquisa aponta que o setor de produtos de beleza (30%) registra os índices mais elevados de persuasão em parcerias com influenciadores. Em seguida, aparecem moda (24%), alimentação (21%), viagens e turismo (19%) e tecnologia (16%)
Deve-se notar, também, a influência do formato escolhido para a divulgação do conteúdo. De acordo com os entrevistados, tutoriais que ensinam a usar produtos (48%) são a melhor forma de consumir o trabalho de um influencer. Reviews e avaliações de produtos (36%) e unboxings de compras (21%) aparecem logo em seguida.
Por fim, o estudo identificou as redes sociais mais acessadas pelas diferentes gerações, com destaque para o Instagram (88%), YouTube (75%) e Facebook (61%). Do total de participantes, 82% seguem influenciadores, e 81% acessam conteúdos de creators pelo menos uma vez por dia em diferentes plataformas.
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