Em um novo anúncio, a Mastercard deixou claro planos de minimizar a fricção e ampliar a segurança em pagamentos no e-commerce. Segundo informações dadas por Michael Miebach, CEO da empresa, à Bloomberg News, novos passos foram dados em vista destes objetivos.
Dessa vez, o executivo afirmou que a Mastercard quer tornar dispensável a utilização dos números do cartão para compras online. A substituição destes dados, segundo a companhia, será feita por biometria, com impressões digitais e escaneamento facial.
Na Europa, a expectativa da companhia é que as transações sejam tokenizadas até o final da década atual. No âmbito mundial, para acelerar o processo, a Mastercard deve constituir parcerias com bancos e provedores de pagamento para trocar as senhas de uso único por um token baseado em informações biométricas do consumidor.
Mudanças
Esse próximo passo após a tokenização, aplicada há três anos pela Mastercard, tem a segurança como principal atributo. Para Miebach, a evolução disso acontece na medida em que as táticas de fraude também estão mudando.
“Existia a ideia de que manter a segurança protegendo dados e transações por meio de senhas. Isso funcionou por um tempo. Depois, começou a se tornar uma vulnerabilidade em vez de segurança e proteção efetivas”, pontuou.
Mais recentemente, na Índia, a gigante do segmentos de pagamentos anunciou também uma ação para implementar seu serviço de Passkey de pagamento.
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