Passada a folia do Carnaval, o calendário de vendas do varejo nacional começa os preparativos para a Páscoa. Em 2024, segundo previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a venda de chocolates terá alta de 4,5% em relação ao ano passado.
De acordo com Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas, fatores como renda, crédito e empregabilidade em ascensão contribuem para a boa expectativa. Outra situação que também pode ajudar nas vendas de chocolate é a manutenção da taxa de juros básica (Selic).
“Os dados de mercados de trabalho divulgados pelo IBGE apontam que o País encerrou 2023 com a menor taxa média de desemprego desde 2014. Os programas governamentais de combate à inadimplência, sobretudo das famílias de menor renda, têm surtido efeito, de modo que a inadimplência das famílias e, não menos importante, o comprometimento mensal da renda das famílias com o serviço da dívida, isto é, pagamento de juros, tem caído”, explica o especilista.
O preço do produto também cresceu em relação a 2023, de acordo com a pesquisa. O salto foi de 3,8%, mas abaixo do que variou a inflação (4,5%).
Comments