No dia 25/03/2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo Portaria Normativa nº 055/2022, que dispõe sobre a criação do selo “EFICIÊNCIA” no âmbito do PROCONSP.
Objetivo:
Referido selo tem por função informar ao consumidor que a empresa possui índice satisfatório de solução nas reclamações registradas no PROCON-SP DIGITAL.
Empresas que poderão solicitar o selo:
O selo será elegível apenas às empresas de grande porte, assim definidas no artigo 3º, parágrafo único da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007:
“Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais)”.
Características do selo:
O selo deverá possuir:
I – imagem institucional do PROCON;
II – mecanismo de conferência e autenticação pelo consumidor através de QR CODE;
III – período de validade trimestral, a contar da data de outorga ou renovação;
IV – A frase: “Certificação de que a empresa acima possui índice satisfatório de solução nas reclamações registradas no sistema PROCON-SP DIGITAL”;
V – Identificação do fornecedor.
Procedimento para solicitar o selo:
O fornecedor poderá solicitar a outorga do selo através do preenchimento de formulário disponível no espaço do fornecedor no sistema PROCON-SP DIGITAL, o qual será deferido pelo Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
A comprovação do porte econômico do fornecedor se dará por declaração subscrita por contador devidamente habilitado no órgão de classe comprovado por documento.
Após a outorga do selo, o fornecedor será reavaliado a cada trimestre, devendo a média ponderada de resolutividade do trimestre permanecer igual ou superior a 85%.
Cassação do selo:
O selo será cassado do fornecedor
I – obter resolutividade igual ou inferior a 70% em qualquer mês.
II – obter a média ponderada do último trimestre inferior a 85%.
III – no caso de ausência de resposta a qualquer pedido de esclarecimento com fundamento no art. 39 da Portaria Normativa nº 247/2021.
IV – no caso dos dados cadastrais estarem desatualizados.
V – em situação de grave violação aos direitos do consumidor, por decisão motivada do Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
Na hipótese de cassação do selo o fornecedor deverá promover a sua imediata:
I – suspensão de sua divulgação;
II – retirada e recolhimento imediato de qualquer material institucional ou publicitário disponível nos locais de atendimento ao público que faça referência ao selo.
Sanções:
O fornecedor que não cumprir com as determinações do parágrafo primeiro poderá ser sancionado nos termos do artigo 37, §1º da Lei nº 8.078/1990.
Referido artigo trata da proibição de publicidade enganosa.
Utilização do selo:
O fornecedor poderá utilizar do selo em seu site, redes sociais e material publicitário durante sua validade.
O fornecedor poderá solicitar selo a partir de 25.03.2022.
Avaliação da FECOMERCIO SP
Um dos objetivos do Código de Defesa do Consumidor é a harmonia das relações de consumo. Busca-se, assim, a harmonização dos interesses de ambas as partes contratantes e a compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico do país, em sintonia com os princípios da ordem econômica (art. 170 CF) e os postulados da boa-fé e do equilíbrio contratual. (art. 4º, III, do CDC).
A lei pretende que haja entre fornecedor e consumidor um tipo de relação que seja justa na contrapartida existente entre ambos.
É fato que muitas empresas têm envidado esforços para manter o equilíbrio, buscando a harmonização, respeitando seus clientes e agindo na direção da boa-fé. Essa mudança de postura reflete a maior consciência do consumidor a respeito de seus direitos e também a ampliação do leque de oportunidades para reclamações que surgiram nas redes sociais e sites de internet.
Para a FECOMERCIO SP é importante, cada vez mais, que as empresas aprimorem as relações com o público, adotando práticas mais eficientes de atendimento, com uma consciência empresarial que entende que a harmonização é fundamental para os negócios.
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