Índice de Confiança das lojas de artigos para festas, candies e confeitaria: Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 09 de janeiro de 2025 com empresários(as) de lojas especializadas nesses segmentos e correlatos, referente ao mês de dezembro de 2024.
O ICFestas de dezembro manteve o otimismo verificado nas pesquisas anteriores (56 pontos). No entanto, a maior dificuldade apontada pelas empresas associadas da ASBRAFE é a falta de confiança na Economia Brasileira, tanto agora quanto nos próximos meses.
Por outro lado, as empresas permanecem muito confiantes em relação ao setor de atividade. Segundo o ICFestas, considerando-se apenas a dimensão das empresas, o indicador se mantém no campo do otimismo, chegando aos 58,9 pontos para momento atual e 64,4 para os próximos meses.
O otimismo do setor está, de certa forma, correlacionado aos resultados aferidos ao longo de 2024, especialmente no mês de dezembro.
O ano de 2024 encerrou com aumento de 5,24% no faturamento das empresas, ligeiramente superior à inflação do período, o que não deixa de ser uma boa notícia (O IPC da Fipe encerrou 2024 com variação de 4,68%).
O lado negativo dos dados de 2024 é a forte variação dos custos de matérias primas, pois a pesquisa apontou aumento de 10,58%. Os dados de faturamento e custos, quando analisados em conjunto, sugerem que as empresas podem estar apresentando dificuldades em manter as margens de lucro no ano.
Analisando-se apenas o mês de dezembro, os dados foram bastante positivos: faturamento do mês com crescimento de mais de 8% em relação ao mesmo período do ano passado e o Natal com crescimento de 7,95%. O otimismo permanece em relação ao Carnaval e Páscoa com crescimentos de 8,77% e 9,45% respectivamente.
O cenário econômico para o ano de 2025 é bastante desafiador. Por um lado, temos ainda bons dados econômicos como, por exemplo, as baixas taxas de desemprego e crescimento da renda. Por outro lado, percebe-se forte aumento da inflação concentrada nos itens alimentícios, desvalorização cambial e elevação das taxas de juros, que inevitavelmente irão desacelerar o crescimento econômico.
Sobre o ICFestas
A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.
A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.
A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.
Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.
A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.
Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 16ª Edição - Janeiro/2025
Comments