Se eu falar que as redes sociais estão cada vez mais fortes e presentes na vida das pessoas, isso não é nenhuma novidade.

Da mesma forma, você também sabe que hoje existe um pequeno grupo de pessoas (comumente chamados de “megainfluenciadores”) que atraem milhões de seguidores em suas redes.
Esses “megainfluenciadores” podem muito bem alavancar as vendas de diversas marcas e empresas com estratégias bem trabalhadas de divulgação.
Muitas empresas, grandes e pequenas, tentam realizar campanhas com esses influenciadores na tentativa de aumentar sua visibilidade, o que nem sempre acontece.
Alguns desses influenciadores fazem trabalhos muito ruins ou medíocres, vide a polêmica ‘planilha dos influenciadores’, e com isso muitas marcas não têm retornos reais e mensuráveis. Mas não é só isso.
Então, a grande questão é: como você pode criar uma estratégia que realmente pode fazer com que seu produto tenha maior penetração no mercado?
Bom, você pode seguir atrás de grandes nomes (que também cobram valores altíssimos)… Ou pode usar uma estratégia que chamo de Rede de Influenciadores.
Rede de Influenciadores e um público fiel
Imagine o seguinte: você tem um orçamento de R$ 10 mil dedicado para investir em influenciadores.
E você tem duas opções para utilizar esse orçamento:
1 – Encontrar um grande influenciador, bem posicionado e reconhecido no seu nicho, e contratar uma publicação com ele, ou…
2 – Procurar vários influenciadores menores, e distribuir esse orçamento por essas pessoas, criando uma rede.
Quando um influenciador é “menor”, existe uma grande vantagem: o público dele é mais fiel do que o de um megainfluenciador.
E se você encontra um influenciador com um público fiel, você tem muito mais chances de conseguir mais vendas com sua divulgação.
Vamos a um exercício matemático com dados empíricos olhando o perfil e o alcance de diversos influenciadores, analisando dez perfis com mais de um milhão de seguidores, e comparando com mais dez perfis em faixas diversas: um influenciador com um milhão de seguidores no Instagram tem vídeos com uma visualização média de 20 a 40 mil pessoas (2% a 4% do total de seguidores), sendo que a maioria das publicações “pagas” geralmente tem um alcance bem menor, na faixa de 10 a 15 mil visualizações.
Claro que há exceções – esses grandes influenciadores chegaram ao topo porque sabem ampliar seu alcance com postagens que engajam muitas pessoas. Mas estou falando de publicações médias, não de “viralizáveis”.
Já um influenciador com cerca de 15 mil seguidores no Instagram tem o alcance médio de 1000 a 1500 visualizações (6% a 10%). Parece pouco comparado com o megainfluenciador, mas a chave está no percentual… e no orçamento.
Muitos microinfluenciadores não recebem absolutamente nada.
Então, se você fizer uma oferta de R$ 500 para divulgar seu produto, por exemplo, você tem um potencial de trabalhar com 20 influenciadores.
Considerando o alcance de 1500 visualizações, você tem o potencial de atingir 30 mil pessoas… com a grande diferença de trabalhar com um público muito mais fiel que, consequentemente, pode gerar mais vendas para você.
Ah, e uma dica importante: combine com os influenciadores para que te marquem nas publicações para que você possa repostá-las, e não deixe de acionar também sua lista de amigos, colaboradores e até seus próprios clientes para eles interagirem nas publicações.
Isso aumentará o engajamento para o algoritmo, e te ajudará a alcançar ainda mais pessoas.
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