Comemoração da data no final do mês pode ter colaborado para o resultado negativo
As vendas no varejo durante a Páscoa caíram 5,0% em comparação com o feriado em 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A análise compara as vendas realizadas entre os dias 25 e 31 de março de 2024 com os dias 3 a 9 de abril do ano passado.
O setor de supermercados e hipermercados teve queda de 3,9% no faturamento, de acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, a comemoração da data no fim do mês pode ter colaborado para o resultado negativo do varejo. “No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, afirma.
Mesmo assim, a Páscoa este ano teve um destaque: o setor de chocolaterias cresceu 3,8%, os estabelecimentos localizados em shoppings tiveram alta de 4,0% no faturamento, enquanto as chocolaterias de rua cresceram 3,7%.
Todas as regiões brasileiras apresentaram retração em relação ao ano passado: Nordeste (-3,5%), Norte (-3,9%), Sudeste (-5,5%), Sul (-5,9%) e Centro-Oeste (-8,5%).
Em relação aos estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%). As menores retrações foram no Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%), nenhum estado teve alta no faturamento em relação a 2023.
Fonte: Procon Municipal de Palmas realiza levantamento de preço de chocolates de Páscoa (agenciatocantins.com.br)
Yorumlar