top of page

WhatsApp agora permite pagar compras direto no app no Brasil


Fonte: Banco de imagens Canva

O WhatsApp agora permite que você pague por compras feitas no próprio app, completando assim a experiência comercial no serviço que já conta com catálogo em contas comerciais. A novidade foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em postagem feita no Facebook.

  • Como funciona o uso de cartão de crédito e débito pelo WhatsApp?

  • Como enviar dinheiro pelo WhatsApp

“As pessoas no Brasil poderão pagar negócios locais direto em uma conversa do WhatsApp”, escreveu o executivo. “Vamos disponibilizar este recurso para mais comerciantes nos próximos meses”, completou.


Em comunicado, o WhatsApp destacou que a novidade deve trazer mais praticidade ao público brasileiro.


“Essa experiência de finalização de compra integrada e segura será um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente”, celebrou a companhia. Estamos implementando esse recurso hoje para algumas empresas, e, nos próximos meses, ele estará disponível para muitas outras”, completou.


A empresa informa que comerciantes que disponibilizarem pagamento via mensageiro podem ainda vincular uma financeira parceira, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, para processar os pagamentos.


Como se trata de um recurso em expansão, e pelo que fica claro pelas mensagens de Zuckerberg e do WhatsApp, pagar compras pelo aplicativo ainda está disponível a um número restrito de estabelecimentos. É provável que essa informação seja divulgada pelos próprios comerciantes quando o cliente entra em contato com eles.


Consultado pelo Canaltech, o WhatsApp informou que não cobra taxas pelas transações realizadas pelo aplicativo. Como ocorre com qualquer tipo de pagamento (em lojas físicas ou virtuais), taxas aplicadas a comerciantes podem ser cobradas pelas empresas que processam os pagamentos e os valores podem variar conforme a companhia.


"O WhatsApp não cobra taxas dos consumidores e/ou das empresas pelo uso do serviço de pagamentos. Seguindo a prática de mercado, os adquirentes cobram uma taxa das empresas, cada um seguindo sua própria estratégia", informou a representação brasileira do mensageiro.


Pagamentos pelo WhatsApp

A opção de pagamentos via WhatsApp enfrentou alguns enroscos no Brasil desde que foi anunciado, em 2020. Pouco tempo depois de sua chegada, o WhatsApp Pay foi suspenso pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) — o BC liberaria o serviço apenas em março de 2021, com sua reestreia oficial em maio daquele ano.

Em março de 2023, o Banco Central liberaria o WhatsApp Pay para pagamentos com cartões de crédito e débito, outra vitória do recurso e do aplicativo que tem quase 150 milhões de usuários no Brasil, segundo o Statista. Uma pesquisa de 2022 apontou que o Zap é o app onde o brasileiro mais gasta tempo e outro levantamento, este de 2020, indicou que o aplicativo está presente em praticamente todos os celulares do país. Tudo isso dá uma dimensão do potencial de vendas pelo WhatsApp.


A opção de pagar por compras feitas pelo WhatsApp complementa outro recurso interessante do aplicativo, que é a opção de encontrar lojas próximas direto pelo mensageiro. As “Páginas Amarelas” do Zap chegaram aqui em 2021.

 

Comments


bottom of page